quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

DOIS PESOS, DUAS MEDIDAS


Outro dia, estava assistindo o jornal local quando ouvi um dos apresentadores criticarem a venda desenfreada de ar condicionado na região.


O renomado jornalista lembrou também que a sombra das árvores e o vento produzido por estas são de graça e todos podem usufruir.


Aí eu pensei: que lindo! Isto que é estar preocupado com o futuro de nosso planeta.


Ou será hipocrisia?


Hipocrisia sim, pois é fácil falar quando se tem uma casa com um grande terreno arborizado, dinheiro para mantê-la e quem sabe até aquele aparelho de última geração de ar refrigerado que não polui tanto o ambiente.


Mas, se você mora em uma quitinete popular ou em uma casa de três cômodos, ou menos, na periferia ou nos morros, sem terreno e sem árvore, o jeito é apelar para compra à prestação do tão sonhado ar condicionado, haja vista, morarmos no litoral e a temperatura ambiente chegar tranquilamente a 35º.


É fácil falar alto, criticar, quando não é o seu umbigo que dói.


Conheço por televisão, um presidente de um país industrializado que faz igualzinho. Critica o aquecimento global, solicita que as demais nações encontrem meio de deter a poluição, o desmatamento , mas, para seu país nada disso vale. Eles podem e produzem a cada dia, mais gases poluentes. Eles podem desmatar, se é que ainda tem algo a desmatar.Suas praias são contaminadas, sua água doce, nem se fala.Conforme está documentado, este país é um dos maiores poluidores do planeta.


Isto não quer dizer que eu seja contra a aprovação de medidas que contenham o uso de aparelhos que ajudem a poluir o ar, ou que eu queira que nosso país se torne uma réplica daquele outro. Não é isso não. O que eu quero é que sejamos críticos, não hipócritas.

Nenhum comentário: